Premiação

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Adilson Jesus Aparecido de Oliveira foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Física para receber o primeiro Prêmio Ernesto Hamburger. Criado ano passado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), o prêmio é uma homenagem ao físico e divulgador de ciências brasileiro Ernesto Wolfgang Hamburger (1933-2018), com o propósito de reconhecer trabalhos de popularização das Ciências Físicas.

Oliveira é bolsista de Produtividade em Pesquisa e membro do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atua há quase 20 anos em ações que buscam tornar a ciência mais próxima da sociedade. O pesquisador é responsável pelo blog de divulgação científica www.pordentrodaciencia.blogspot.com, editor e criador da revista eletrônica de divulgação científica Click Ciência (www.clickciencia.ufscar.br) e colunista do Ciência-Hoje On-line desde 2006.

Para o pesquisador, o prêmio é um importante reconhecimento do seu trabalho como divulgador científico, em especial por ser concedido pela Sociedade da qual ele pertence. E ressalta a importância do apoio do CNPq nessa trajetória. "Meus projetos sempre foram majoritariamente financiados pelo CNPq em seus editais de divulgação científica. Espero sempre contribuir junto ao CNPq para que a gente possa implementar e aumentar ainda mais as atividades de divulgação cientifica no Brasil", afirmou.

Confira aqui a entrevista que o professor concedeu para a Sociedade Brasileira de Física sobre o prêmio, o trabalho que realiza e a importância da divulgação científica para a ciência.

Fonte CNPQ: http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6M...