Nanoarte

Nanoarte do Departamento de Física é Finalista em Congresso Internacional

A imagem de microscopia eletrônica de varredura de nanoestruturas de óxido de zinco foi selecionada dentre as 50 melhores, e será apresentada no Congresso internacional 2019 MRS Fall Meeting que ocorrerá na cidade de Boston, USA.

Esta imagem é de autoria do Prof. Luís Fernando da Silva do Departamento de Física da UFSCar e da Dra. Ariadne Cristina Catto.

Pioneirismo

No telão, primeira aula do curso de Engenharia Física - Prof. Dr. Fernando Araújo

O primeiro curso de Engenharia Física do Brasil é o da UFSCar!

O “Jubileiu de 20 anos da criação da carreira da Engenharia Física no Brasil” ocorreu no último domingo, 20 de outubro, no Teatro Florestan Fernandes, na Área Norte do campus São Carlos da UFSCar. Na ocasião foram homenageadas diversas personalidades que contribuíram significativamente para o sucesso do primeiro curso de Engenharia Física do Brasil.

Premiação

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Adilson Jesus Aparecido de Oliveira foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Física para receber o primeiro Prêmio Ernesto Hamburger. Criado ano passado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), o prêmio é uma homenagem ao físico e divulgador de ciências brasileiro Ernesto Wolfgang Hamburger (1933-2018), com o propósito de reconhecer trabalhos de popularização das Ciências Físicas.

Notícia

No dia 22 de março foi comemorado o dia Mundial da Água, a prefeitura de São Carlos e o Serviço Autônomo de Agua e Esgoto (SAAE) em conjunto com a Acadêmia Brasileira da Ciência organizaram um workshop para debater e discutir passado, presente e futuro da quantidade e qualidade dos recursos hídricos em região urbana como São Carlos.

O encontro foi aberto pelo responsável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. José Galizia Tundisi.

Artigo

Estrutura formada por monocamada de bissulfeto de molibdênio e substrato de azobenzeno possibilitaria construir transistor altamente compactável e maleável, alimentado pela luz

Material híbrido poderá superar o grafeno em várias aplicações

Materiais híbridos em sua composição (combinando precursores orgânicos e inorgânicos) e quase bidimensionais em sua estrutura (dispostos em arranjos moleculares maleáveis e altamente compactáveis) constituem uma das apostas atuais para várias aplicações tecnológicas – como a confecção de dispositivos optoeletrônicos cada vez menores.

Notícia

Docente do Departamento de Física passa a integrar o Editorial Board da revista Superconductor Science and Technology

Desde o dia 21 de fevereiro do ano corrente, o Prof. Dr. Wilson Ortiz, Professor Titular do Departamento de Física (DF-UFSCar) e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Física (PPG-F), passou a integrar o Editorial Board da revista Superconductor Science and Technology (SuST), na condição de membro do Advisory Board. A composição completa do comitê editorial da SuST pode ser vista em:

A necessidade de monitoramento e controle ambiental de gases poluentes na atmosfera incentivou o desenvolvimento de um sensor de ozônio altamente seletivo por meio de uma técnica de síntese relativamente simples e com grande apelo industrial: a spray pirólise. Este é um dos resultados do trabalho da doutoranda Yina Julieth Onofre Ramirez, orientada pelos professores Marcio Peron Franco de Godoy  e Luis Fernando da Silva do Departamento de Física da UFSCar.

Trabalho de colaboração cientifíca entre Tampere University of Technology (Finlândia), Departamento de Engenharia Elétrica da UFSCAR e Departamento de Física da UFSCAR foi recentemente publicado na revista Nanoletters. Neste trabalho, foi desenvolvido um novo método de controle de direção de crescimento de nanofios semicondutores de GaAs e investigado as propriedades estruturais destes nanofios .Utilizamos um método robusto e altamente controlável para a mudança determinística da direção de crescimento de nanofios de GaAs auto-catalisados.