14ª Semana da Física (SeFis)

A 14ª Semana da Física (SeFis) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ocorrerá de 13 a 17 de agosto de 2018, em São Carlos.

A edição homenageará o físico inglês Stephen Hawking (1942-2018) e contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e atividades culturais, entre outras, organizadas a partir do tema “Ciência e responsabilidade social: a Física aos olhos de Stephen Hawking”.

UFSCar 50 anos

O dia 23 de maio é importante para São Carlos. Principalmente na área da educação. Há exatos 50 anos, o general Artur da Costa Silva assinava o decreto 62.758 de 1969, autorizando a instalação da Universidade Federal de São Carlos.

Comenda

Professor do Departamento de Física recebe homenagem do exército brasileiro

Durante as comemorações do Dia do Exército, nesta quinta-feira (19/04/2018), Fernando M. Araújo-Moreira, Professor Titular do Departamento de Física (DF) da UFSCar, será condecorado com a comenda "Colaborador Emérito do Exército Brasileiro", em cerimônia que acontecerá às 9h30, no Quartel General do Comando Militar do Sudeste, na cidade de São Paulo.

Fonte: Inforede UFSCar - 16/04/2018 - 16:00

Simpósio sobre difusão científica na UFSCar

Agência FAPESP – O I Simpósio de Difusão e Divulgação Científica em CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP) será realizado de 17 a 19 de abril na UFSCar.

O evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, comunicadores e outros profissionais para refletir sobre desafios e planejar ações voltadas à disseminação cada vez mais ampla do conhecimento científico.

Stephen Hawking

Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos

Artigo sobre propriedades óticas de materiais semicondutores bidimensionais (2D) é publicado na revista "Nanoscale".  O trabalho foi liderado pela Profa Yara G Gobato e tem a participação do aluno  de doutorado do PPG-Física , Felipe S. Covre .

Processo Seletivo

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos destinado à contratação de professor substituto na área de Ensino de Física e subárea de Ensino de Ciências, para o Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Eleições - CD

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2017 o Departamento de Física realizou o pleito eleitoral que escolheu os novos representes das categorias para o Conselho do Departamento de Física.